notícias esportes entretenimento móvel

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Lagoa que já foi garimpo pode ser usada para fornecer água a Pium

Lagoa que pode ser usada para abastecimento, já foi garimpo de cristais (Foto: Divulgação/ATS)Lagoa que pode ser usada para abastecimento, já foi garimpo de cristais (Foto: Divulgação/ATS)


O governo do Tocantins estuda utilizar uma lagoa que já foi um garimpo de cristais para fornecer água a Pium, cidade que fica a 190 km de Palmas. Os técnicos da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) afirmam que a água encontrada no local está dentro dos padrões de qualidade do Ministério da Saúde e é própria para consumo. A medida é para amenizar a seca que atinge o município nos períodos de estiagem há alguns anos.

De acordo com a ATS, uma série de fatores causam os problemas de abastecimento de água na cidade. Além da seca e do desmatamento, Pium teve uma taxa de crescimento de 11,2% ao longo dos últimos seis anos. Isso levou a capacidade de fornecimento de água da cidade ao limite, já que a captação no município é feita de forma superficial, em rios e córregos, por exemplo.

A estimativa atual é de que morem na cidade mais de 7.700 habitantes. Medidas paliativas, como cisternas e poços artesianos, já são utilizados em Pium e em outras cidades da região. O uso da lagoa seria para resolver o problema a longo prazo, já que o local tem 12 metros de profundidade.

A lagoa é de propriedade particular. O governo agora negocia com o dono da área um contrato para a exploração da água que está no local.



0 comentários:

Postar um comentário